Moradores de toda a Capital poderão ter acesso aos serviços do Procon-JP perto de casa. Com o novo Serviço de Atendimento Móvel, o órgão vai poder chegar aos 64 bairros da Capital, facilitando o acesso da população e ampliando a cidadania relacionada ao consumo. Para garantir a ação, o prefeito Luciano Cartaxo entregou, na manhã desta sexta-feira (8), a agência móvel do Procon, que já inicia suas atividades na próxima semana.


“Este é um investimento em cidadania”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Trata-se de um instrumento valioso porque descentraliza o serviço e diminui a distância entre a população e o Procon. Com certeza poderemos, a partir desta iniciativa, ampliar a consciência dos cidadãos acerca dos seus direitos e garantir a existência de relações de consumo mais sadias”, complementou.


O ônibus que comporta a agência móvel vai percorrer todos os bairros da Capital, ficando um dia em cada uma delas e retornando ao mesmo local após 30 dias. “No primeiro momento estaremos recolhendo as informações repassadas pelos consumidores e então, passado um mês, retornamos para realizar a audiência”, explicou o secretário Helton René.


Uma das novidades na unidade de atendimento móvel será o serviço de tele-conferência, onde o consumidor poderá realizar uma audiência mediada à distância. Quem for até lá ainda contará com serviço de internet, salas climatizadas e acessibilidade, no caso de pessoas com necessidades especiais.


O atendimento móvel faz parte de um pacote de serviços que ainda inclui um site interativo, onde o consumidor poderá consultar um jurista on-line, além de um edital, que será apresentado nas associações de bairro, com o objetivo de orientar os cidadãos sobre os direitos e deveres.


Ainda de acordo com Helton Renê, o Procon-JP é pioneiro no Brasil a realizar este tipo de serviço para a população.